Vitoria-Gasteiz, 23 de janeiro de 2014.

Oi!

(Espanhol)         (Euskera)

(*Se não puder ver as imagens clica na opção “Exibir imagens” no início ou final deste informativo.)

Tudo bem? Esperamos que você tenha passado umas ótimas festas de fim-de-ano e que 2014 venha carregado de coisas boas.

2013 foi um ano que nos deixou momentos muito bonitos, um deles foi o reencontro com a família da Miyuki no Brasil. Estivemos lá quatro semanas, entre junho e julho, e foi emocionante porque haviam passado muitos anos desde a última vez que havíamos estado juntos, tanto que eles não conheciam o Akira e o Kenta e nós não conhecíamos a vários sobrinhos e sobrinhas.

Depois de carregar as baterias com a energia da família e visitar bons e velhos amigos e amigas, voltamos a nossa vida normal.

Akira e Kenta estão indo a uma pequena escola chamada “Ramón Bajo” que está perto de casa, no centro histórico da cidade de Vitoria-Gasteiz. Estamos contentes porque é uma escola familiar, pequena, nos conhecemos todos e as professoras estão muito motivadas, entre outras vantagens tem uma porcentagem bastante alta de crianças que vieram de outros países e por isso conta com um ambiente multicultural enriquecedor.

Apesar de que recentemente cumpriram 5 e 3 anos e já não tem a dependência de antes, continuamos totalmente envolvidos no cuidado e educação deles, desfrutando com intensidade.

Estamos seguindo uma filosofia particular. Como a televisão não oferece conteúdos interessantes nem pedagógicos nós decidimos, já faz alguns anos, cobrir a televisão com um lençol que só tiramos em esporádicas ocasiões para ver algum filme ou vídeo que consideremos adequado. Assim passamos muito mais tempo juntos brincando, jogando, lendo, contando histórias,...

A experiência que tivemos contando histórias foi muito interessante. Através da voz, como se fazia antigamente, criamos o ambiente e conseguimos que eles sintam que estão viajando por lugares do mundo que ainda não conhecem. Eles desfrutam e vivem com muita intensidade todas as aventuras, então um dia quando estava contando uma história para eles, lhes vi tão submergidos que pensei “Se funciona com eles, por que não fazer algo para outras crianças?” Trabalhando essa ideia descobri qual seria a maneira mais adequada de contar, através da representação teatral.

Falei com ”Teatro Paraíso”, uma companhia de Vitoria-Gasteiz que há décadas é referência no mundo do teatro infantil, e apresentei a ideia à diretora Pilar López. Ela gostou e me passou a mãos de Javier Fernández, um dos atores da companhia e professor de teatro para que me ajudasse a preparar a peça teatral. O processo de criação foi intenso, durante semanas Javier e eu trabalhamos juntos para desenvolver o guião e ao mesmo tempo ele me ensinava a representar. Para completar a obra, Bingen Mendizabal compôs a música, Bingen ademais de ser bom amigo é um excelente músico e compõe bandas sonoras para filmes, em 2008 foi finalista nos Prêmios Goya.

Assim que com tantas ajudas de peso a obra não podia falhar, se chama “Mundoreando com Faustina” e é um convite para que as crianças deixem de lado a televisão e “mundoreem”, que conheçam nosso planeta e seus habitantes através de uma bicicleta. Nestes momentos estou representando em diferentes prefeituras bascas com críticas positivas por parte das crianças e dos seus pais e mães. Além de castelhano e euskera, estou preparando a versão em inglês e francês para mais adiante. Espero poder levar a obra a outros lugares. Se te interessa o projeto pode encontrar mais informação na página web.

Miyuki está estudando e atualizando seus conhecimentos de engenharia de telecomunicações com a intenção de voltar a trabalhar.

Resumindo, andamos com teatro, estudos, viagens reais e virtuais e o cuidado das crianças.

Queremos agradecer pela sua atenção e desejar um excelente 2014 carregado de coisas boas, que se realizem todos os seus projetos para este ano.

Um grande abraço, Kenta, Akira, Miyuki e Eneko!

Nuestros e-mails: miyuki@acercandoelmundo.com - eneko@acercandoelmundo.com

Este boletín se envía a 5790 personas.

Acercando el Mundo © 2014

Este boletín lo envía acercandoelmundo, con CIF G01382456. En relación a la Ley de Servicios de la Sociedad de la Información y Comercio Electrónico (LSSICE) y la vigente Ley Orgánica 15/1999, de 13 de diciembre, de Protección de Datos de Carácter Personal, estamos obligados a comunicarte que tu dirección de correo figura en este momento suscrita a la base de datos de Acercando el Mundo, formando parte de un fichero automatizado de datos, que figura con el nombre acercandoelmundo.com en la Agencia Española de Protección de Datos.

Para darse de baja: haz click aquí